Saiba como entender melhor um nicho de mercado através do big data

Saiba como entender melhor um nicho de mercado através do big data

A riqueza de dados disponíveis na Internet permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes nos mínimos detalhes.

Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras, e podem representar uma vantagem competitiva para as empresas.

Entender como os concorrentes estão atuando no mercado é crucial, do monitoramento às estratégias mais bem-sucedidas no mercado, os preços praticados e as promoções realizadas. Ter estes dados facilita o planejamento e a realização de ações desenhadas em cima dos pontos fracos da competição. Informações relevantes de lojas gerais e específicas são coletadas para melhorar o próprio desempenho. O ajuste automático de preços, por exemplo, é uma das várias possibilidades desse monitoramento.

O universo de Big Data abriu um leque de possibilidades para o mundo dos negócios virtuais. Da automação de várias atividades prioritárias para o e-business, até o monitoramento do ciclo de relacionamento do cliente com a marca, tudo é possível com o grande volume de informações disponível em fontes diversas. A adoção de Big Data no dia a dia dos negócios melhora a experiência do cliente com a empresa e dessa com o seu nicho, trazendo bons relacionamentos e resultados.

*Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem quase 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2011, fundou a BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.

 

Tags: Tecnologia, Negócios

Fonte: Por Thoran Rodrigues, em Senior



Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato: