Dicas para alavancar os negócios a partir de uma gestão de pessoas eficiente

Dicas para alavancar os negócios a partir de uma gestão de pessoas eficiente

Entenda como a combinação de protagonismo e empreendedorismo pode ser o fator chave para alavancar negócios com uma gestão de pessoas eficiente na visão da cantora e empresária Anitta.

No dia 16 de agosto, a cantora e fenômeno no mundo pop Anitta, subiu ao palco do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh), para contar sobre a sua trajetória como administradora de empresa e gestora da sua própria carreira. Anitta hoje tem 50 funcionários nos quais ela mesma gerencia. Além do sucesso inegável nos palcos, a cantora também triunfa como empresária e deu dicas valiosas sobre como alavancar os negócios, a partir de uma gestão de pessoas eficiente.

Além disso, Anitta é quem negocia seus cachês, fecha shows, propagandas, parcerias e a área de gestão. Tudo isso em busca de um propósito maior, mudar a vida das pessoas.

Envolvida por esse ideal, a cantora falou sobre como ela busca inserir debates importantes no seu trabalho de forma descontraída, para que principalmente os jovens se interessem sobre o tema: “O que eu tento fazer é inserir esse debate, esses pensamentos de uma maneira divertida que talvez eles nem percebam”. Em meio a busca na superação dos seus próprios limites, Anitta explica a importância de ter profissionais engajados ao seu lado e que acreditam na potencialidade do seu negócio: “Não vou planejar algo que eu não consigo fazer sozinha”. A cantora se refere a sua equipe como uma grande família e explica que para chegar a esse patamar, precisou entender de forma individual cada pessoa da sua equipe.

Anitta no Conarh 2018

Paulo Guimarães/Pinguim Pictures

Entenda seus funcionários

Sua primeira dica ao público do Conarh e seu primeiro aprendizado na vida de empresária sem dúvidas foi compreender cada pessoa da sua equipe. Questionada sobre o que era mais fácil, cantar ou gerir pessoas, Anitta foi enfática em responder: “Cantora! É muito mais fácil”. A cantora confessou que no início não conseguia compreender que cada pessoas pensava diferente dela e em uma velocidade diferente, e que a partir do momento que ela entendeu isso a relação com a equipe se transformou: “Eu tratava como se todo mundo tivesse o pensamento igual ao meu. Mudar essa percepção transformou a minha vida. Hoje tenho uma equipe muito mais família”.

Não ofereça planos de carreira, entenda cada perfil

Anitta também entendeu que é importante conhecer o perfil do funcionário e isso contribuiu para que ela percebesse as aptidões daquela pessoa para determinada área. Ela afirma que plano de carreira não é algo que funcione para a sua empresa. Ela prefere dar oportunidades para pessoas que se esforçam e mostram interesse por trabalhar em determinada posição, mesmo que ela não tenha conhecimento ou experiência na área: “Quando tem as características, o resto eu consigo treinar pro que eu preciso”. A cantora também enfatiza que não dá perspectivas, que o colaborador precisa se esforçar para chegar onde almeja.

Implemente a cultura da inovação

Segundo Anitta, o grande passo para uma cultura de inovação, é não se limitar. Saber pensar fora da caixa e não se prender nos limites do que já foi feito, pode ser libertador para se permitir e romper barreiras. A cantora disse que sempre tentou seguir a intuição e não se prendia pelo que os outros artistas já haviam feito. Com a cultura da inovação, nasceu o projeto CheckMate, onde a cantora lançaria um clipe por mês. O mais interessante é que o projeto foi criado, desenvolvido e executado em um mês.

Segundo Anitta, ser criativo vai além. Viver livre de pensamentos limitantes faz com que você crie suas próprias oportunidades, mesmo quando você acredita que elas não existam. A cantora afirma que as oportunidades surgem a partir do que cada pessoa busca para si mesma e ainda lembra sobre a própria história: “Vim de um mundo sem oportunidade. Toda a minha família sempre comenta isso, ainda assim, eu criei minha oportunidade”.

É fundamental que a pessoa busque dentro de si a vontade de fazer diferente, só assim é possível o crescimento e o nascimento de novos horizontes. Porém, é importante que a cultura organizacional esteja alinhada, para que cada vez mais os funcionários busquem dentro da suas próprias tarefas cotidianas, formas de inovar e transformar, sentido-se livres para empreender dentro de suas próprias funções.

Valorize quem quer crescer

Ser protagonista, essa foi a mensagem final da cantora para os participantes do Conarh. Anitta falou sobre saber diferenciar profissionais que de fato se esforçam e buscam se destacar, de profissionais que fazem apenas o que tem que ser feito, cumprem o horário e não tentam se superar. A cantora também destacou que para ser um protagonista e crescer dentro da sua empresa, você não precisa ser chefe, mas buscar fazer o seu melhor e ainda deixou uma dica para os profissionais presentes na palestra, “Não tenha medo de criar funcionários melhores que vocês. Fazer uma pessoa crescer é incrível”. Entender que é necessário que a pessoa passe por todos as áreas da empresa, faz parte do modelo de negócio da empresária. Anitta entende que é essencial se preocupar com o todo, que para que a pessoa chegue no topo ela precisa passar por áreas iniciais. Esse modelo de desenvolvimento profissional tem gerado grandes protagonistas dentro da equipe, “Eu não dou uma perspectiva. Você pode virar meu sócio, só vai depender de você”.

Fonte: https://www.senior.com.br/blog/dicas-para-alavancar-os-negocios/

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato: